Plateau – Quanto os resultados não aparecem

30 Jun

Gente, quem acompanha o blog sabe que estou seguindo uma dieta de cutting, ou seja, para emagrecer, super restrita e formulada por uma atleta fitness. Além disso, estou seguindo um plano de atividades físicas para complementar a dieta.

O resultado só pode ser o sucesso, certo?
Não! Errado!

No meu caso, emagreci 1 kg do 1° para o 3° dia e depois estacionei legal. Já estou no 10° dia e emagreci menos que com qualquer outra dieta que já fiz.

Quem me conhece deve saber que não estou nem um pouco contente e a ansiedade pelos resultados está me matando.
Então, para não me martirizar, resolvi dar uma pesquisada sobre os motivos para as dietas não darem resultados e abaixo segue o que encontrei:

1) Auto-defesa do corpo: as vezes o corpo estoca gordura quando se vê em uma situação de grande privação alimentar. Não deveria ser o caso, pois apesar de rígida, nessa dieta não se passa fome e não se come menos de 1.200 calorias.

2) ganho de massa magra: os músculos pesam mais que a gordura e, se vc troca gordura por musculo, o peso pode até aumentar. Também não é o caso, pois com menos de 2 semanas de dieta é impossível fazer essa troca brusca de gordura por musculo, a não ser que eu usasse anabolizantes como complemento (o que definitivamente não se aplica!)

3) Inchaço: posso estar passando por uma fase de inchaço, ocasionado por vários fatores como: falta de fibras na dieta ou falta de água, que dificultam o funcionamento do intestino, período próximo a menstruação e uso excessivo de sal.
Fibras a dieta tem bastante. Água, estou bebendo pelo menos 2 litros ao dia. Sal, sempre comi muito. Já a questão da menstruação, essa sim se aplica. Fiquei menstruada no domingo e isso pode ter gerado um inchaço a partir da sexta-feira. Se for esse o caso, na sexta que vem o inchaço já deverá ter ido embora.

4) Metabolismo: tem gente que emagrece super rápido e tem gente que demora mais. A diferença está no metabolismo de cada um. Se seu metabolismo está muito lento, realmente os quilinhos vão demorar pra ir embora. Porém, se a dieta for bem feita, não tem como não perder peso, mesmo que demore.
Esse tbm poderia ser o meu caso, mas como estou tomando vários suplementos que auxiliam a aumentar o metabolismo, incluindo termogênico, não acho que é a resposta.

Concluindo: não terei como descobrir exatamente o que é. Só posso supor que realmente seja um problema de inchaço pelo qual as mulheres passam todos os meses. Rsss

Se vc está passando pela mesma situação que eu, siga a dica: não se desespere! Tente analisar os possíveis porques desse plateau e pense que é melhor não ter resultado nenhum do que ter um resultado negativo (que é provavelmente o que acontecerá se vc jogar tudo pro alto).
Além disso, pense que se vc quer resultados para toda a vida, não pode ser tão imediatista.

E para tentar reverter a situação, aqui vão algumas dicas muito úteis:

– Capriche na água e nas fibras (coma mto alface e brócolis, pois são low carb e cheio de fibras),
– Diminua o sal,
– Inclua o HIIT no seu treino, pois é o que mais acelera o metabolismo (tem um post aqui no blog à respeito),
– Durma bem (está provado: quem dorme mais, emagrece mais rápido),
– Não pule refeições, evitando comer demais em certas horas e de menos em outras,
– Capriche nas proteínas magras (frango, peixe e carne vermelha magra) e nas gorduras boas (amêndoas, azeite, abacate, óleo de coco, etc), que aumentam a saciedade e ajudam a diminuir a gula,
– Não se pese todos os dias pra não pirar! Se está seguindo a dieta e os treinos direitinhos, não tem porque ficar neura na balança. Se pese 1 vez na semana e, de preferencia, quando se sentir leve e desinchada. Para que se pesar nos momentos de inchaço? Para se punir? Sai dessa, hein?!

E lembre-se: nada como seguir um plano de dieta e exercícios orientado por um profissional.
Todos achamos que sabemos montar dietas como ninguém, mas na prática não é assim. Um bom profissional pode te indicar soluções que vc nunca imaginou (e que farão a diferença na perda daqueles últimos quilinhos!).

Leave a Reply

