Voltando a velha forma estando mais velha. Como???

20 May

Como? Essa é a pergunta que não quer calar.

Os anos passaram e vc está mais velha. Sua rotina mudou completamente, assim como suas prioridades.

Falta tempo e sobra stress. Stress com o trabalho, com a administração da casa, com os filhos…

No final do dia você é só o bagaço, e essa sensação de esgotamento muitas vezes só é sanada em frente à TV, comendo alguma coisa bem doce e cheia de gordura, afinal, é o que conforta!

Para piorar, a comida que você está botando para dentro, para conseguir “relaxar”, só será perdida com muito custo, afinal, você está mais velha! Daí vc fica mais tensa ainda e precisa de mais comida para relaxar. Um ciclo vicioso.

Pensando em todos esses pontos, é de se entender porque muitas mulheres “embarangam” depois que casam e tem filhos, na faixa dos 30-40 anos. Mas será que quem um dia foi “top” vai se contentar com um corpo “meia boca”? Em usar calça de moletom o fim de semana inteiro? Não tenho nada contra calças de moletom, mas é o primeiro indício de que a mulher deixou de se amar, que não está confortável com seu corpo.

cartoon_gorda_espelho

Eu sou uma dessas mulheres e falo com conhecimento de causa.
Desde que ganhei bebê parece que minha vida virou de cabeça para baixo e está muito difícil recuperar minha boa e velha forma. Até cheguei a perder tudo que eu ganhei na gravidez, mesmo pq foram apenas 8,5kg, mas logo em seguida recuperei 2 desses quilos (que ainda não perdi). Parece pouco, né? Certeza que alguém vai ler e falar: “Nossa, que menina neurótica!”. Mas é aí que todos se enganam. Antes de engravidar, há 1 ano e meio atrás, eu tinha um  porcentual de gordura bem baixo e meu peso era de pura massa magra. No meu auge, quando eu puxava muito ferro e fazia as dietas low-carb, eu pesava 47-48Kg e tinha apenas 12-14% de gordura. Hoje, estou com tristes 52Kg e 23% de gordura. Chocante….

Então volto a pergunta do princípio: como fazer para quebrar esse ciclo e voltar a boa forma, mesmo tendo uma rotina (e idade!) que não contribuem?

Bom, para cada pessoa existe uma fórmula diferente, porém existem 4 coisas que são essenciais e que, sem elas, será muito complicado recuperar o corpão. São elas:

1.Dieta regrada: independentemente do tipo de dieta que cai melhor para vc, é essencial que ela seja seguida a ferro e fogo, inclusive aos finais de semana. Precisa de vida social para ser feliz e não consegue se controlar em restaurantes? Permita-se 1 refeição livre por semana. Isso é mais que suficiente para te deixar feliz e ao mesmo tempo não comprometer todo o esforço nos outros dias. Quer beber álcool? Um copinho ou dois também não vão matar, mas esteja ciente que bebidas alcoólicas abrem o apetite.
Agora, se você é o que todos chamam de “formiguinha”, saiba que o açúcar é um verdadeiro veneno e inclusive contribui para o envelhecimento precoce. Sim! Além de engordar sem trazer nenhum benefício a saúde, ele fará vc envelhecer mais rápido. Por isso, comece a se contentar com frutas e deixe o doce para sua refeição livre do fim de semana. Uma dica: compre nibs de cacau e coloque umas gotinhas de adoçante. Fica com o gostinho de chocolate, tem todos os benefícios do chocolate, mas não tem a gordura e o açúcar de um chocolate.

2.Exercícios pelo menos 5 vezes por semana, incluindo sessões de musculação: depois dos 30, só a dieta não funciona mais. Além disso, o corpo inicia um processo natural de perda de massa magra (músculos), então ficar só na esteira também não vai adiantar. Faça musculação e invista em sessões de malhação mais curtas, porém mais intensas. Dessa forma vc ativará seu metabolismo e conseguirá encaixar a malhação na sua agenda apertada. Nos meus posts sobre treino em circuito e HIIT dá pra pegar algumas dicas.
Tá com bebê pequeno e não tem quem fique com ele para poder malhar? Invista na malhação em casa! Dá inclusive para usar o bebê como acessório para a malhação. Você se exercita e seu bebê fica feliz da vida. Combinação perfeita!!!
Tem um montão de vídeos na internet da mulherada malhando com bebês. É só procurar que vc encontrará várias dicas de como montar seu treino.

3.Distrações/hobbies para as horas vagas: Nossa mente é poderosa e, da mesma forma como consegue nos jogar pra cima, tbm pode nos levar para o buraco. Por isso, mantenha sua mente ocupada e funcionando a seu favor. Não dê brechas para que seu cérebro comece a maquinar besteiras. Sobrou um tempinho no final de semana? Não fique em frente da TV. Saia para uma volta com seu filho ou cachorro, entre na internet e faça uma pesquisa sobre temas de seu interesse, entre embaixo do chuveiro e tome aquela ducha ouvindo suas músicas prediletas. As opções são muitas, só não vale não fazer nada e ficar pensando em dieta e nos quilos que falta perder porque, por incrível que pareça, esse tipo de pensamento dá fome. Dieta é pra fazer e não para pensar. Simples assim.

4.Beba muita água: de todas as dicas de ouro, é a mais simples de seguir. Mas não se engane com a simplicidade desse ato, pois beber agua em abundância gera alguns dos efeitos mais notáveis em nosso corpo. Seu intestino funcionará melhor, evitando o abdome proeminente, ajuda a aumentar a elasticidade da pele que, com a idade, vai ficando mais flácida, diminui a fome e, para completar, não pesa no seu bolso. Leve uma garrafinha para onde for e consuma no mínimo 2 litros todos os dias.

Com essas dicas e muita força de vontade (reforço: a cabeça manda no corpo!) dá pra voltar a velha forma ou, pelo menos, voltar a uma melhor forma.

Relembro que não sou nutricionista e nem personal trainner. Sou apenas uma apaixonada pelo assunto e só indico o que já me foi indicado por algum profissional ou então o que eu mesma já testei e funcionou. Se você quiser seguir um plano personalizado para suas necessidades, sem correr o risco de comprometer a saúde, marque uma consulta com um nutricionista e monte um treino com um professional. Com certeza valerá a pena!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: