Passou dos 30? Bora cuidar da pele!!!!

14 May

Confesso que nunca gostei muito de cuidar da pele. Sempre cuidei da dieta e há 10 anos passei a praticar exercícios regularmente, mas nunca fui de comprar creminhos e me dedicar a uma rotina de beleza diária.
Porém, depois dos 27-30 anos percebi que minha pele começou a perder elasticidade e pequenas rugas próximas da área dos olhos surgiram. Dai sabe como é….não dá pra deixar pra lá e chegar aos 40 acabada, né? E provavelmente é isso que acontecerá com quem não cuida da pele.

cuidando da peleCom isso em mente resolvi marcar uma consulta com uma dermatologista dessas bem conhecidas em São Paulo, mas adivinhem? Só consegui marcar consulta para daqui 2 meses e pagando a bagatela de R$700!!! Bom, acho que o investimento até vale se for para ter uma pele mais bonita, mas realmente não estou afim de esperar 2 meses para começar a fazer o que já deveria estar fazendo há muito tempo.

O jeito foi fazer como muitas mulheres fazem e fui pra internet dar uma pesquisada. A ideia era buscar “o mínimo que tenho que fazer para ter a pele bonita aos 30” e sinceramente achei que encontraria muitas opiniões diferentes e teria que escolher o que fazer (pois não daria para fazer tudo ao mesmo tempo). Mas pasmem: em 80% das páginas que visitei as dicas eram as mesmas, que são as seguintes:

CUIDADOS PARA A FACE:

1) Limpe o rosto:
Uma pele limpa é a base para que qualquer creme atue, além disso, a pele suja propicia o surgimento de cravos e espinhas. Faça a limpeza duas vezes ao dia, antes de aplicar qualquer outro creme.
Para fazer essa limpeza eu comprei a loção da Cetaphil que é super indicada por dermatologistas. Também comprei as toalhinhas humedecidas da mesma marca, para aqueles dias de mega preguiça ou quando vc estiver atrasada e tiver que fazer tudo rapidinho.

2) Passe um hidratante com vitamina C pela manhã:
Hidratar a pele é fundamental, mas depois dos 30 é necessário que o hidratante tenha “algo a mais”, para combater os radicais livres (um dos causadores do envelhecimento precoce). Por isso, aposte em cremes com vitamina C, que auxiliam a amenizar o aparecimento de manchas, tem ação cicatrizante (para quem tem espinhas), renovam a pele e retardam o aparecimento de rugas.
Apostei no creme Active C UV, da La Roche-Posay, pois é uma marca boa e estava em promoção (sim, se cuidar gastando pouco é melhor ainda!)

3) Passe filtro solar:
O sol (e mesmo a iluminação artificial!!!) danificam a nossa pele e causam seu envelhecimento, por isso passem o filtro mesmo quando não forem sair de casa.
Use um filtro de pelo menos 30FSP. Escolha a marca de acordo com seu tipo de pele. Hoje estão disponíveis protetores em forma de gel, para as peles oleosas, tipo serum, para quem não gosta daquela testura pegajosa, etc. Só não pode deixar de passar!
Quer facilitar ainda mais sua vida? Escolha um creme hidratante que além da vitamina C tenha o fator de proteção, assim como o Active C UV, da La Roche-Posay, que escolhi.

4) Use algum ácido antes de dormir:
Depois dos 30 é essencial que a mulher complemente seu ritual de beleza utilizando pelo menos um tipo de ácido durante a noite, isso porque é o ácido que permitirá que as camadas de célula morta sejam removidas, diminuirá as rugas e a hiper-pigmentação, atenuará manchas e sardas e melhorará a aspereza.
O mais versátil e “pau pra toda obra” é o ácido retinóico, muito usado para tratamentos da acne. Esse ácido promove a renovação das células e estimula a formação de colágeno, proporcionando uma pele lisa e com menos manchas.
Devido a sua ação altamente abrasiva, recomenda-se que sempre seja usado mediante a indicação de um dermatologista, que após verificar seu tipo de pele indicará a concentração ideal.
As peles mais resistente e oleosas se beneficiarão de uma concentração mais elevada, enquanto as peles secas, finas e sensíveis (como a minha!) reagem melhor com concentrações baixas ou, até mesmo, com a aplicação em dias alternados, pois o ácido tem ação irritante.
O ácido retinóico torna a pele mais sensível, portanto após seu uso, o ideal é não expor a pele ao sol sem a proteção adequada, ou isso pode causar forte irritação na pele com descamação, vermelhidão e até mesmo o surgimento de manchas. Além disso, seu uso é contraindicado para que tem infecções ativas na pele ou portadores de rosácea.
Como em outras ocasiões em que fui ao dermatologista esse ácido já me havia sido indicado, achei que não haveria problema em compra-lo mesmo antes de minha próxima consulta. Apostei no creme Redermic R, da La Roche-Posay.

5) Cuidados no consultório:
Limpezas de pele (trimestrais para quem tem pele oleosa e semestrais para pele seca) também são recomendadas. Além disso, não deixe de fazer peeling pelo menos 1 vez ao ano se você passou dos 30. Com ele você alcançará resultados impossíveis de se alcançar com cremes.
O peeling realmente proporciona a renovação da pele, que fica lisinha e com um brilho de pele jovem. Fale com um bom dermatologista para que ele indique o melhor tipo de peeling para a sua pele, pois existem diversos tipos no mercado e alguns mais agressivos, se feitos sem indicação, podem detonar sua pele.
No inverno passado eu fiz o peeling de cristal e amei!!! O único inconveniente é que 2 dias depois minha pele ficou toda descamando, mas para compensar ficou maravilhosa por cerca de 1 mês.
Com certeza fazer novamente nesse inverno, só preciso esperar pela consulta para ver se farei o mesmo ou se a dermatologista me recomendará algum outro, já que minha pele deu uma detonada de um ano pra cá.

Minhas mais novas aquisições para cuidar da pele

Minhas mais novas aquisições para cuidar da pele


PARA O CORPO:

1) Hidrate:
Use hidratante diariamente (de preferência 2 vezes por dia).
Aposte no creme com uma textura que te agrade e para o seu tipo de pele. Gosta de cremes cheirosinhos? Ótimo, use-os! Mas lembre-se que normalmente os cremes mais cheirosos não são os que trarão os melhores resultados e, se sua pele for sensível, podem causar irritações.
Minha aposta foi no creme Intensive Body Care, da Neutrogena, por sua ação super hidratante, toque suave e preço econômico, afinal, é pra usar abundantemente e um creme muito caro seria inviável no longo prazo.
Foi pra neve, tomou sol demais ou fez qualquer coisa que ressecou a pele mais que o normal? Aí sim vale a pena apostar em algum creme mais específico, para restaurar a pele danificada.
Um creme muito bom, bem denso, que minha mãe que está com 60 anos e tem a pele bem ressaca usa é o Lipkar, da La Roche-Posay. Quando ela viaja ao exterior ela compra daqueles potões pra durar bastante. Vale a pena para quem precisa de hidratação extra.

2) Creme anti-celulite:
Quem não tem celulite não precisa, só com a hidratação basta. Mas se você é como eu e como a maioria da população que mesmo magra tem celulites, aposte num creme com alta concentração de cafeína. Não adianta creme de celulite que não tenha um mínimo de 5% de cafeína!
Escolhi o creme Cellu Destock Serum Flash, da Vichy, pois além de conter 6% de cafeína pura (e prometer resultados em 14 dias!), é fácil de aplicar e não deixa a pele melecada. A pele absorve o creme bem rapidinho e você pode se vestir em seguida. Daqui a 14 dias eu volto a escrever para contar o que achei, mas minha irmã já usa esse creme há bastante tempo e tem umas pernas e uma bunda de dar inveja a muita menininha (inclusive nessa que vos fala! Rssss).

3) Esfoliações semanais:
Pelo menos 1 vez por semana é bom dar uma esfoliada na pele para remover as células mortas e deixa-la mais brilhante, com mais viço.
Mesmo quem tem pele seca tem que ter esse cuidado.
A esfoliação nas pernas, por exemplo, também ajuda no processo de redução da celulite (digo processo pois tem que ser combinada com outros cuidados, obvio!) e na redução dos pelos encravados.
Além disso, quem tem o pé com a sola grossa e ressecada, consegue tirar muitos benefícios da esfoliação associada a hidratação com cremes específicos, como os de manteiga de Karité (eu uso o da L’Occitane).
Eu apostei no esfoliante de amêndoas Pate Delice, da L’Occitane, que como o próprio nome diz é uma DELÍCIA. Levinho, cheirosinho…hummmmm. E a pele fica com um toque super suave, pois ele esfolia e hidrata ao mesmo tempo.
Não quer gastar dinheiro? Faça o esfoliante em casa, misturando iogurte com amêndoas trituradas.

Cremes L'Occitaine

Para deixar os pés aveludados

4) Cuidados no consultório:
Hoje existe uma infinidade de tratamentos estéticos disponíveis, mas o VelaShape continua sendo um dos mais indicados para tratar gordura localizada e celulite. Já fiz 2 vezes o tratamento completo de Velashape, com as 10 sessões, e aviso: não é milagre e se você não cuidar da alimentação e não se exercitar, nem vale a pena.
Associando com hábitos saudáveis sim, deixa a pele mais bonita, mas tensa e uniforme.
Mas, por se tratar de um tratamento caro (como a maioria dos que realmente funcionam!) não são todas que podem se dar ao luxo de fazer. Para as que não podem, apostar na boa e velha drenagem linfática continua sendo a melhor opção.
A drenagem pode ser feita em clínicas ou até mesmo em casa. Se for para fazer em clínica, escolha uma clínica boa que não será tão barateira.
Muita clínica por aí faz uns pacotes super baratos, mas a drenagem é muito ruim. Fiz muito pacote nessas clínicas conhecidas, que fazem propaganda na TV, e sei que as massagistas muitas vezes nem tem curso específico. Conclusão? O barato sai caro.
Eu gosto bastante da drenagem da Clínica Oriental. A sessão custa mais de R$100, mas vale a pena. A cabine é individual e as massagistas entendem do assunto.
E se for para não gastar dinheiro, vá de drenagem caseira. Faça 5-10 minutos todos os dias ou reserve meia hora duas vezes por semana. Os movimentos são fáceis e hoje estão disponíveis na internet vários tutoriais de como fazer corretamente.

Com esses cuidados você com certeza conseguirá manter sua pele bonita por mais tempo, mas lembre-se: cada tipo de pele merece um cuidado diferente.
Se você tiver pele muito oleosa e com espinhas ou muito seca e irritada, deverá buscar cuidados adicionais para sanar esses problemas. Por isso, nada como fazer uma consulta com um dermatologista experiente (mesmo que caro!) para saber exatamente o que fazer.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: