Insulina X Gordura Corporal

16 Oct

A insulina é um hormônio importante para nosso corpo e todos já devem ter ouvido falar nela como algo relacionado a diabetes, certo?
Mas o que nem todos sabem é que ela, além de regular os níveis de açúcar em nosso sangue, também atua diretamente em nossas células de gordura, estando assim relacionada aos processos de ganho e perda de peso.

Como a insulina age em nosso corpo?
Quando os níveis de insulina em nosso corpo estão elevados, as células de gordura recebem um aviso de que devem estocar gordura e também manter as que já estavam estocadas, ou seja, não conseguiremos utilizar essas gorduras como fonte de energia para nosso corpo.

Além disso, a insulina elevada faz com que as pessoas se sintam com falta de energia (hipoglicemia), o que o cérebro interpreta como fome, fazendo com que comamos mais.

O que fazer para evitar os picos de insulina?
Para evitar que a insulina fique elevada, temos que basear nossa dieta em alimentos de baixo índice glicêmico, ou seja, alimentos com bastante fibra, proteínas, gorduras saudáveis etc.
Ao mesmo tempo, devemos evitar ao máximo os de alto índice glicêmico, como os carboidratos.

É justamente por isso que as dietas low-carb são muito eficientes na perda de peso: os carboidratos são os campeões em liberação de insulina e a ausência deles faz com que o corpo consiga metabolizar a gordura de forma eficiente e, o melhor, sem fome!

Mas se você adora um carbo e não consegue seguir uma dieta tipo Atkins ou South Beach, pelo menos tente apostar em carboidratos integrais e corte o açúcar, que é o principal vilão no controle da insulina.
E atenção! A frutose (açúcar contido nas frutas) não se safa não! Ela também faz com os níveis de insulina aumentem.
Então, se realmente quer perder peso, escolha as frutas corretas, como as vermelhas (morango, blueberry, amora), as cheias de fibras (maça) e as pequenas e com muita vitamina C (limão e kiwi).

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