Dieta das notas: uma grande besteira!

28 Sep

Estou indignada!
Finalmente fui me informar sobre a tão falada “Dieta das Notas” e para minha surpresa ela é apenas uma variação da boa e velha contagem de calorias.

Essa dieta, defendida por famosos como Carolina Dickman, consiste em respeitar uma “nota” diária de acordo com sua altura (no meu caso 500 notas, pois tenho menos de 1,60). 
Sendo que para saber a nota de cada alimento basta dividir o número total de calorias do mesmo por 2.

Bom, sejamos francos: se eu já sei o número de calorias do alimento e sei que devo ingerir 1.000 calorias ao dia para emagrecer, para que calcular nota???

Pelo amor de Deus!!!! Isso é que é abusar da ignorância alheia!!!

3 Responses to “Dieta das notas: uma grande besteira!”

  1. Cissyy October 4, 2012 at 12:42 am #

    Acho que você foi muito 8 ou 80. Eu já segui a Dieta Nota 10 por algum tempo, tive bons resultados, mas parei por causa que comer 1000 calorias é pouco para meu corpo. Hoje sigo a Dieta dos Pontos, uma dieta parecida ─ na verdade, o Dr. Guilherme simplificou os pontos, que são divididos por 3,6 e tem todo um processo de calcular quantas calorias seu corpo precisa através de dados como altura, peso, TMB, nível de Atividade Física, etc. Nem todos estão propostos a fazer isso. Enquanto nem todos estão propostos a contar calorias. Como na Dieta Nota 10, é muito mais fácil você dar 50 notas a um bife médio do que ficar sabendo quantas calorias tem esse mesmo bife utilizando o tamanho pequeno, médio ou grande e o corte de carne. Eu realmente acho que para quem goste de coisas mais específicas e tenha paciência para isso, conte calorias. Mas há pessoas que não tem e portanto é uma boa contar notas…ou até mesmo pontos. Assim como contar calorias de alface, repolho e tomate, verduras de baixas calorias. Na Dieta Nota 10, vale 0 notas. E garanto que é uma boa, por que, no final, essas calorias nem são significativas na perda de peso total. Nem todas pessoas tem a disponibilidade de contar cada caloria ingerida, então por isso que a Dieta Nota 10 não é ineficaz e balela, como essas dietas da moda. A Dieta Nota 10 atinge pessoas que não tem conhecimento/preferência a contagem de calorias. É uma coisa mais simples, tanto que a tabela abrange uns 150 alimentos, que é o que nossa alimentação gira em torno. É também bom para quem não tem tempo para contar cada caloria.
    Eu te dou todo o direito de pensar assim, mas tanto a dos Pontos e as Notas são eficazes. Eu sempre soube de calorias, mas preferi contar Pontos e assim perdi 30 quilos. Eu acho muito mais fácil contar números pequenos, ter uma meta a ser atingida e também acho mais divertido. No fim, a base é a mesma. E um abuso a ignorância alheia é um pouco exagero…na internet há todo um conteúdo gratuito sobre ambas dietas. É claro que quem quiser, pode comprar o livro, mas ainda há todo um conteúdo disposto a quem quiser. Afinal, uma dona de casa que quer emagrecer pode passar em frente a livraria e se interessar. Vai ser mais fácil seguir a lista que abrange tudo que ela come e emagrecer do que imprimir uma lista enorme na internet e contar cada caloria.
    No final, é assim emagrecendo: a gente tem que fazer o que funciona para nós mesmos.

    Ótimo blog, apesar de eu discordar com o post.
    Beijos

    • supershape October 4, 2012 at 10:09 pm #

      Oi Cissyy,

      Adorei a polêmica! Só não sei se estamos falando da mesma dieta, afinal, são tantas as dietas que dão notas aos alimentos…

      Sabe q eu não sou contra a esse tipo de dieta não, apesar de não serem a minha praia. A dos Vigilantes do Peso, por exemplo, é bem bacana e fácil de seguir. Inclusive indico pra quem nunca fez dieta antes e que ainda não sabe diferenciar um alimento saudável de um não saudável.
      Curiosamente foi essa a primeia dieta q eu fiz na vida (20 anos atrás!). E funcionou!

      Mas essa outra dieta a qual me refiro não tem nada a ver com a do Vigilantes e, aparentemente, nem com a que vc segue.
      A que você segue está publicada em algum lugar na internet ou foi indicada por seu nutricionista? Gostaria de entende-la melhor.

      E obrigada pelo elogio ao blog! Escrevo os posts com mto carinho e adoro interagir com os leitores.

      Abs,
      Supershape

  2. Paula March 11, 2013 at 10:17 pm #

    Concordo plenamente com a Cissyy, pois já fiz a Dieta Nota 10 umas duas vezes, essa é a terceira vez que faço. De fato a maior vantagem é vc ter um livrinho de bolso que agrupa os alimentos em poucos itens. Por ex, um bife de frango, um file de peixe ou um bife de file mignon tem sempre 50 notas, uma fruta média tem sempre 25 noas.
    Ao contrário, uma única vez que tentei contar calorias eu imprimi uma tabela na internet que tinha umas 50 páginas. Quem aguenta procurar? A das notas é facílimo.
    A dieta está sim disponível na internet mas é trabalho do médico Guilherme de Azevedo Ribeiro e vale a pena comprar o livro, pois ele desfaz muitos mitos como “comer a noite engorda” e outros. Já fiz outras dietas como a restritiva de carboidratos várias vezes e, embora funcione, hoje tomei aversão àquela dieta, porque não suporto mais comer nenhum dos alimentos que são “à vontade”…
    Enfim, também acho uma falta de respeito a um médico conceituado cujo trabalho pra chegar às conclusões que estão no livro não são um besteirol a ser chamado de insulto à inteligência alheia, se vc não sabe nem de que dieta está falando.

Leave a Reply

