CHIA: A super-semente que está dando o que falar.

30 May

Pequena, mas poderoza!

Parece que a Chia chegou para ficar. De 5 revistas de “boas-forma e saúde” que encontrei na banca de revistas, 3 tinham matérias sobre a Chia na capa.

Incrível, não? Pois mais incrível ainda são os efeitos que essa sementinha tão pequena pode causar em nosso corpo.

Originária do México ela promete saciar até os mais gulosos, reduzir inflamações e até mesmo desintoxicar. Tudo porque ela é riquíssima em fibras, que regulam o transito intestinal e dessa forma limpam o organismo. As fibras também ajudam na redução do apetite, pois enchem o estômago e dão a sensação de saciedade.

Além disso, a Chia é rica em Ômega-3, que auxilia no controle do colesterol ruim, Potássio, que ajuda na recuperação muscular dos malhadores de plantão, Magnésio, que auxilia o metabolismo a se manter em alta e Proteínas, que nos dão energia e auxiliam na manutenção da musculatura.

Com tantos beneficios, vale a pena experimentar. Eu mesma estou consumindo a Chia há 1 semana  e posso confirmar que ela realmente ajuda no quesito saciedade.

Todas as manhãs bato 1 colher de sopa de Chia junto com um suco de frutas e vegetais e dessa forma mantenho meu apetite sob-controle até a hora do almoço. Minha meta agora é conseguir me organizar para consumi-la também no lanche da tarde, para dessa forma diminuir o tamanho do prato na hora do jantar.

Se você consome a Chia ou já consumiu, não deixe de postar seus comentários.

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Ficha Técnica da Chia:

Origem: Sul do México

Composição: A semente de Chia possui teores elevadíssimos de ômega 3, cálcio, fibras, ferro, magnésio, potássio, proteínas além de diversos outros nutrientes.

Formas encontradas: óleo, farinha e grãos (sendo os 2 últimos os mais indicados, pois a semente pode perder algumas de suas propriedades quando transformada em óleo)

Porção diária recomendada: 2 colheres de sopa ao dia (preferencialmente 1 hora antes do almoço e do jantar)

Como utilizar: misturada em sucos, iogurtes e sopas.

Principias benefícios: causa saciedade, reduz inflamações e desintoxica.

Calorias por porção: cerca de 50 calorias por 1 colher de sopa de sementes (leia sempre o rótulo pois pode haver variação).

Efeitos colaterais: nenhum! Só não pode abusar porque ela é bem calórica.

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