Os 8 erros mais comuns de quem quer seguir uma dieta Low-Carb:

3 May

Dietas sem carboidratos

Hoje em dia me considero uma expert em dietas low-carb e acho que por isso meus amigos e conhecidos sempre vêm conversar comigo quando tentam começar esse tipo de dieta.

Infelizmente a maioria não consegue se adaptar à restrição de carboidratos e cai fora rapidinho. Pior ainda: tem gente que não tem coragem nem de começar a dieta, pois já sabe que vai fracassar.

Isso sempre me intrigou, mesmo porque eu nunca tive maiores problemas para cortar carbos, mesmo adorando pães, massas, frutas e afins.

Por isso resolvi ir mais a fundo e entender os motivos que levam as pessoas a fracassarem em uma dieta low carb.

Abaixo uma lista dos motivos que consegui constatar:

1) Falta de entendimento do que realmente é uma dieta low-carb

Muita gente associa a dieta low-carb a comer só carne o dia inteiro. Obviamente essas pessoas não leram o meu blog e não imaginam a variedade de alimentos que podem (e devem!) ingerir.

 Entender os princípios da dieta e porque ela funciona também é fundamental.

Como alguém vai se comprometer com algo que parece não ter pé nem cabeça?

 Eu mesma estudei muito esse tipo de dieta antes de cortar meu pãozinho no café da manhã e garanto que quem não “compra a idéia” não consegue seguir esse tipo de dieta.

 2) Desistir muito rápido

Existem muitos tipos de dieta low-carb, algumas mais radicais e outras menos.

Inclusive aqui no blog existem 2 delas bem explicadas: a Metabólica (super radical) e a Atkins (bem mais flexível).
Além delas, existe a dieta Dukan, a de South Beach, a do Baixo índice Glicêmico, entre outras.

 O correto é você testar as diferentes variações e ver qual é a mais apropriada para seu perfil.

 Infelizmente muita gente tenta apenas 1 tipo de abordagem low-carb, não gosta e desiste. 

Outro erro comum é querer se jogar de cabeça sem nunca ter seguido uma dieta low-carb antes. Comece apenas reduzindo a quantia de carbos que já ingere normalmente, de forma gradual.

 Reduzir 5 gramas de carbo por semana é uma maneira de se adaptar a nova dieta com menos sofrimento e menor chances de recaídas.

3) Falta de vegetais

Mesmo as dietas low-carb mais radicais permitem, e inclusive incentivam, o consumo de vegetais.

 Os vegetais, principalmente os verde-escuros, tomate e cebola, são super baixos em carbos e garantem que você consumirá as vitaminas das quais necessita.

 Eles também são ricos em fibras, o que acabará com o problema do intestino preso.

 Inclua então uma saladinha no almoço e outra na janta. Com certeza isso ajudará muito no progresso na dieta.

 Já no caso das frutas, as opções low-carb são mais restritas. As frutas vermelhas são a melhor pedida. Morango, amora e blueberry podem ser incluídas no café da manhã ou logo após a atividade física (onde uma dosinha extra de carbos é muito bem vinda!).

4) Falta de gordura

Se você se dispôs a fazer uma dieta low-carb deve estar preparado para aumentar o consumo de gorduras, afinal, toda a dinâmica da dieta está baseada nessa troca dos carbos pela gordura.

Muita gente tenta cortar carbos e gorduras ao mesmo tempo, o que não ajuda em nada os resultados. Pelo contrário: as gorduras ajudam na manutenção do apetite e sem elas você ficará extremamente com fome e seu metabolismo inevitavelmente ficará mais lento.

 Vale ressaltar que existem gorduras boas e que vc não precisará comer bacon, queijo amarelo e manteiga para respeitar a dieta.

 As gorduras mais indicadas são as dos queijos magros, azeite de oliva, a de peixes como o salmão e a de frutas como o abacate.

5) Comer muito

Algumas pessoas comentem o erro de achar que elas podem comer sem parar que irão emagrecer mesmo assim. Errado!

É verdade que nas dietas low-carb você não tem que contar calorias. Mas isso não significa que elas se tornam irrelevantes.

 O grande benefício das dietas low-carb é que elas diminuem o apetite, permitindo que comamos menos sem sentir fome, mas se comermos demais engordaremos.

6) Falta de Planejamento

O sucesso de qualquer dieta está no planejamento.

Durante nosso dia passamos por situações que nos incitam a voltar aos nossos antigos hábitos alimentares e sem planejamento é muito fácil cair em tentação.

 Por isso, sempre planeje seu cardápio do dia e carregue lanchinhos low-carb para onde você for.

 Nada sabotará mais a sua dieta que ficar com fome e não saber o que comer.

 Depois de um tempo na dieta, quando você já estiver adaptado, tudo será mais fácil e você não terá que se planejar tanto. Tudo será natural.

 7) Falta de atenção aos rótulos de produtos intitulados “low-carb”

Esteja ciente que barrinhas, sorvetes e outros petiscos que se dizem “low-carb” podem conter substâncias que vão prejudicar sua dieta, como o Malitol, um tipo de adoçante que tem quase o mesmo índice glicêmico que o açúcar.

 Quando comprar esse tipo de produto sempre busque os adoçados com Stevia ou Sucralose e mesmo assim não abuse!

8) Falta de exercícios

Muita gente pensa que só a dieta é suficiente para um processo de emagrecimento. Errado!

A atividade física acelera (e muito!!!) o emagrecimento e o mais importante: auxilia no processo de manutenção do peso ideal.

Sem a atividade física você terá que comer menos e ficará com o metabolismo mais lento.

Além disso, a atividade física faz muito bem para a cabeça e auxilia no controle da ansiedade, motivo que leva a maioria de nós a enfiar o pé na jaca e atacar uma caixa de chocolates.

4 Responses to “Os 8 erros mais comuns de quem quer seguir uma dieta Low-Carb:”

  1. Carla September 21, 2012 at 5:38 pm #

    Gostei muito do artigo. Parabéns!

    • supershape September 25, 2012 at 2:35 pm #

      Que bom que gostou Carla.
      Em breve postaremos uma série de novos artigos super legais.
      Siga acompanhando!

  2. Carla Santos August 1, 2014 at 1:54 pm #

    Oi amiga, se vc está expert no assunto low carb, me ajude então! Fazia a RA normal, emagreci uns 23 kg, e comecei na low carb há 14 dias…. meu peso ta flutuando em uma semana emagreci 1 kg e na outra engordei 500 gramas, meu intestino está funcionando, já li que é normal o peso flutuar, mas e como saber se estou comendo demais?? Nutricionista na área é muito caro só atendem particular!! Minha dúvida é nas refeições: como 2 ovos de manhã com café, 2 col. sopa de creme de leite, 1 col oleo de coco e uma de manteiga! é demais?? no almoço como uma carne de porco com verduras, posso fritar elas na banha de porco? ou ponho azeite sei lá… to com medo de exagerar e engordar… vou fazer só mais 15 dias ( 1 mês) se eu vê que meu peso ta aumentando eu vou parar! nem sempre o que funciona pra um não é o mesmo para outros! No aguardo Obrigada!

    • supershape August 6, 2014 at 10:17 am #

      Olá!
      Na dieta Low Carb o que realmente importa é a quantidade de carbos consumida e não as calorias, então vc deveria estar emagrecendo comendo o que me contou.
      Entretanto, acho que vc pode aumentar a quantidade de proteína magra e diminuir um pouco a gordura, por uma questão de saúde mesmo.
      Abuse da clara de ovo e das carnes magras. Como fonte de gordura, prefira queijos magros e azeite de oliva.
      Nós primeiros 15, substitua os legumes por salada de alface no almoço. Se for comer legumes, opte pelos de cor verde escuro (como o brócolis)
      Para finalizar minha dica é que vc faça a dieta por pelo menos 1 mês, pois é só depois dos primeiros 15 dias que seu corpo vai começar a se transformar de verdade. Se vc fizer 15 dias e parar, provavelmente vai ganhar tudo o que perdeu um 1 semana. E quando voltar a dieta normal (balanceada!), tente introduzir os carbos aos poucos e sempre mantenha um aporte de proteinas magras elevado, pois é isso que te ajudará a manter os resultados.
      Espero te ajudado!
      Bj e boa sorte

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