O “HIIT” do momento!

3 May

Se você leu o título do post e pensou que escreveria sobre alguma novidade maluca de dieta ou exercício está enganado.

A sigla HIIT nada mais é que “High Intensity Interval Treinning” (“Treino intervalado de alta intensidade”) e já não é nenhuma novidade para quem curte malhar e tirar o melhor proveito do tempo.

Esse tipo treino é focado em intensidade e não em volume, ou seja, se trabalha exercícios em alta intensidade intercalados com curtos períodos de descanso ativo ou estático. Isto quer dizer que você irá se exercitar por menos tempo e alcançar resultados iguais (ou melhores!) que os alcançados em treinos longos.

Aposto que agora vc pensou naquela história de que são necessários 20 minutos para começar a queimar gordura…blábláblá…
É justamente aqui onde está o segredo: quando treinamos pesado ou, por exemplo, corremos a uma velocidade elevada, o combustível utilizado durante o treino será o carboidrato, mas no pós-treino seu metabolismo continuará tão acelerado que vc começará a queimar gordura.

Resumindo: O treino longo, realizado dentro da zona alvo (65-75% da FCM), queimará gordura no ato da execução. Já no pós-treino essa queima é praticamente nula.
Com o HIIT você utiliza não mais que 30 minutos do seu tempo e segue gastando calorias por até 12hs.

Gostou da idéia? Acha que essa pode ser a solução para a sua falta de tempo?

Antes de se empolgar muito e trocar a academia por doses diárias de HIIT, saiba que esse tipo de exercício não deve ser praticado mais do que 3 vezes na semana, já que é muito puxado e normalmente exige muito das articulações. Inclusive nem recomendo esse tipo de treino para iniciantes por causa do altíssimo risco de lesões, principalmente no joelho. *

Mas se você não é iniciante e está preparado para o desafio, aqui vai um treino de 15 minutos (só isso!!!) que vai fazer seu metabolismo ficar à toda o resto do dia.
O treino parece simples, mas cansa!
Se for realizá-lo logo de manhã, não caia na asneira de fazer em jejum. Coma pelo menos uma fruta para não correr o risco de desmaiar.

HIIT Guerrilha (15 minutos + aquecimento/desaquecimento):

– 5 minutos de caminhada leve para aquecer (velocidade entre 6 e 7 Km/hr)

– Intercalar por 15 minutos: 8 segundos de corrida muito rápida (10-15 km/hr) com 12 segundos de descanso (parado ou caminhando muito lentamente).
Vc pode até sair da esteira durante esses 12 segundos, dessa forma não terá que ficar controlando a velocidade.

– 5 minutos de caminhada para finalizar (velocidade entre 5,5 e 6,5 Km/hr)

*Lembre-se: sempre consulte um especialista antes de iniciar um programa de exercícios, principalmente se você for sedentário ou tiver problemas cardíacos e nas articulações.

One Response to “O “HIIT” do momento!”

  1. Thais November 17, 2013 at 6:00 pm #

    Acabei de descobrir seu blog e estou apaixonada por esse HIIT!!!!!!!!!

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