O papel da gordura na dieta de Atkins

6 Jan

Uma das razões pela qual a dieta de Atkins funciona melhor que a maioria é que nela você ingere mais gorduras.

Então a gordura pode fazer um indivíduo emagrecer? Não exatamente!

A gordura em si não emagrece, entretanto ela faz com que você fique mais satisfeito comendo menos, principalmente se for combinada com uma fonte de proteína. Isso porque normalmente precisamos do dobro de calorias provenientes de um carboidrato para que atinjamos o nível de saciedade proporcionado pelas gorduras.

A gordura também faz com que a entrada de glicose na corrente sanguínea ocorra de forma mais lenta, mantendo seus níveis de açúcar no sangue estáveis. Isso evita os famosos “picos glicêmicos” que são os responsáveis pelos ataques de fome e pelo acúmulo de gordura no corpo.

Segundo Atkins, estudos demonstram que uma dieta baseada em 60% de gorduras é mais benéfica do que maléfica para a saúde (inclusive no site oficial da dieta eles apresentam estudos: www.atkins.com). Mas na dúvida, prefira as gordura não saturadas: não coma frango com pele, use azeite ou óleo de coco em vez de manteiga ou outros tipos de óleo e prefira os queijos menos gordurosos (ex: queijo prato em vez de queijo cheddar).
Com isso você manterá um nível alto de ingestão de gorduras sem correr o risco de sobrecarregar seu coração.

E não se esqueça: para comer tanta gordura só cortando os carboidratos mesmo! Não adianta aumentar a gordura e continuar comendo carboidratos.

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