Bolinho de Linhaça Low Carb

5 Jan

Como comecei a dieta de Atkins ontem, já fui pesquisar várias receitas com baixíssimo carboidrato para superar as privações dos primeiros dias.

Felizmente encontrei algumas bem interessantes e fáceis de fazer. Uma delas é o Bolinho de Linhaça que fica pronto em meia horinha (contando os 20 minutos de forno que requer).

Linhaça: o carbo que não age como tal 

Você pode até estranhar um bolinho de linhaça ser “no carb”, já que teoricamente a linhaça tem muito carboidrato. Entretanto existem alimentos considerados carboidratos que quase não alteram os níveis de açúcar em nosso sangue (que é exatamente o que queremos evitar durante a dieta de Atkins).

Isso ocorre devido a quantidade de fibras contidas no alimento, que “neutralizam” os efeitos negativos dos carbos. Essa quantidade enorme de fibras também ajuda com um dos piores efeitos colaterais da fase de Indução do Atkins: o intestino preso.

A receita original foi adaptada por mim, pra ficar mais light e ao mesmo tempo mais saborosa. O bolinho fica com uma consistência muito boa, meio aeradinho mas com a casquinha mais durinha, e tem um gostinho doce que é como uma dádiva num mundo de carnes e queijos. ; ) 

RECEITA DE BOLINHO DE LINHAÇA

Ingredientes (para até 2 pessoas):
– 2 claras + 1 gema
– 1 colher de sopa bem cheia de óleo de coco
– 1 colher de sopa de água ¼ de xícara de farinha de linhaça
– 3 saquinhos de adoçante Linea
– ½ colher de chá de sal
– ½ colher de chá de canela em pó (ou um pouco mais se vc adorar canela)
– ½ colher de chá de fermento

Modo de preparo:
– Pré-aqueça o forno a 200°C
– Em uma vasilha junte todos os ingredientes “secos”
– Junte aos ingredientes secos os ovos, óleo de coco e água
– Deixe a mistura descansar por 2-3 minutos
– Unte uma forma de silicone ou anti-aderente com óleo de coco (sugiro aquelas formas de silicone que já vem com o formato de mini-bolinhos redondos). Não deixe que a massa tenha mais de 3,5cm de espessura para que o cozimento ocorra corretamente.
– Coloque a mistura na forma e leve ao forno por 20 minutos ou até vc perceber que está pronto (para testar vc pode enfiar uma faca dentro e a mesma não deve sair molhada ou com vestígios da massa).

A receita rende cerca de 9 porções pequenas (do tamanho de uma mini-esfiha dessas de aniversário), cada uma com:

  Gorduras totais: 5 gr
  Colesterol: 35mg
  Sódio: 17,9gr
  Carboidratos: 2,3gr
  Fibras: 1,8gr
  Proteínas: 2,4gr

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