ATKINS, minha dieta para 2012!

4 Jan

Nesse final de ano acabei ganhando 4 quilos, coisa que há muito tempo não me acontecia devido a minha rotina regrada de exercícios e dieta.

Foram muitos os fatores que contribuíram:
– Eu me casei no começo de dezembro e fiquei 20 dias viajando e comendo tudo o que eu tinha direito.
– Na semana que voltei de Lua de Mel já era o Natal e fui para a casa dos meus pais e minha mãe cozinhou absolutamente TUDO o que eu mais gosto (de mais calórico!).
– Pra completar, tive visitas na minha casa pro fim de ano e sempre haviam comidas gordas para agradar à todos e eu acabei comendo o que normalmente não comeria.

Junto com esses 4 quilos extras vieram: indisposição física, dores de cabeça, mal humor, sono conturbado e obviamente peso na consciência. Por isso decidi que é hora de optar por uma dieta mais regrada para acabar com esses quilos a mais e realmente começar o ano com tudo.

Optei pela dieta de Atkins, pois já tenho um histórico positivo com dietas de restrição de carboidratos e sei que realmente funcionam. Além disso, a dieta Atkins é dividida em fases, sendo que a última fase (quando vc já atingiu o peso desejado) você volta a comer praticamente tudo, ou seja, pode ser seguida pra sempre.

Se você também “se ferrou” no fim de ano e precisa emagrecer, junte-se a mim! A dieta consiste em 4 fases, sendo que a mais rígida dura no máximo 2 semanas (tudo vai depender do total de quilos a perder) e a mais leve pode ser levada por toda a vida já que permite que todos os grupos alimentares sejam ingeridos.

Entendendo a dieta Atkins:
De acordo com o falecido Dr. Atkins, tudo se resume em limitar o consumo de carboidratos. Carboidratos são as comidas que contêm farinha branca e açúcar refinado. Em outras palavras, a maioria das comidas industrializadas que comemos, tais como massa, pão e cereal é rica em carboidratos.
De acordo com o princípio mais importante da dieta Atkins, ao limitar a ingestão de carboidratos em um processo de quatro fases, o corpo é forçado a queimar a gordura armazenada ao invés dos carboidratos para obter energia.

As quatro fases de Atkins:
A dieta Atkins consiste em um plano de quatro fases. Os alimentos que você come variam conforme a fase que você está e conforme seu próprio metabolismo. As quatro fase da dieta Atkins incluem:

1. Introdução – esta é a primeira fase da dieta Atkins. Ela também é considerada a fase mais restritiva. Em outras palavras, a primeira fase permite a ingestão de pouco ou nenhum carboidrato. A limitação é de apenas 20 gramas por dia. Os carboidratos permitidos são as saladas e outros vegetais, exceto tubérculos.

2. Perda de peso – a segunda fase permite adicionar alguns carboidratos na dieta. Nesta fase, os carboidratos são aumentados para 25 gramas por dia. A cada semana aumenta-se em 5 gramas o número de carboidratos ingeridos. Então, na segunda semana da segunda fase temos 30 gramas de carboidratos. Na terceira, é permitido consumir 35 gramas e assim por diante. Você continua aumentando lentamente a quantidade de carboidratos, até que o seu corpo pare de perder peso. Quando isso acontece, você subtrai 5 gramas de carboidratos do consumo diário. Este nível permitirá a manutenção do peso.

3. Pré-manutenção – nesta fase, você passa da fase de perda de peso para a fase de manutenção. Você pode aumentar a sua margem de carboidrato em 10 gramas por semana até chegar no nível de consumo que não te faça nem perder nem ganhar peso.

4. Período de manutenção – Agora que você já sabe quanto de carboidrato pode comer para manter o peso, você pode selecionar uma ampla variedade de alimentos desde que se mantenha no limiar de carboidratos adequado para seu corpo.

Nesse post focarei apenas nos detalhes referentes a Fase 1. Nos posts seguintes colocarei mais informações detalhadas sobre as outras fases.

FASE 1 – Indução:

Você pode comer:

– Carnes: Todas! Carne de vaca, peixe, peru, frango, pato….. Apenas evite embutidos, pois podem conter carboidratos misturados com a carne.
– Gorduras: manteiga, óleos vegetais, creme de leite, queijos na sua versão normal (os queijos light podem conter carboidratos)
– Vegetais: folhas verdes (alface, couve, espinafre, acelga, rúcula) – Legumes: brócolis, couve-flor, vagem (excluindo tubérculos).
– Leite de soja e de amêndoas
– Tofú
– Ovos
– Whey Protein Isolado (sem carbos)
– Produtos Atkins aprovados para a Fase 1

Você não pode comer: frutas, pão, massas, grãos, tubérculos, doces e derivados do leite que não sejam os queijos.
Nessa fase também é proibido comer oleaginosas (amendoim, nozes, castanhas, etc)

Regras para a fase de Indução:
– Faça 3 refeições grandes ao dia ou então 6 mini-refeições. Nunca pule uma refeição ou fique mais de 4 horas sem comer.
– O limite de consumo de carboidratos é de 20 gramas por dia, entretanto você poderá subtrair as fibras do total de carboidratos. Por isso aconselho o uso de um programa de calculo nutricional para a dieta. Um bom exemplo é o “My fitness pal” 
– Das 20 grams de carbo que podem ser ingeridos, 12 a 15 gramas devem ser provenientes dos legumes e vegetais, garantindo que a dieta fornecerá ao indivíduo as vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Para ingerir essa quantidade basta consumir 3-4 xícaras de alface ou 2 xícaras de legumes cozidos.
– Adoçante também tem carbo, então limite sua ingestão a 3 saquinhos de Stevia (ou 3 chicletes com xilitol ou 1 lata de refrigerante light). – Prefira temperar sua salada com azeite e vinagre branco. O Balsâmico tem o dobro de carboidratos. – Evite tomar muito café pois ele faz com que seu corpo clame por açúcar.
– Se a falta de carbos te deixar com a intestino preso, beba todos os dias a mistura de uma colher de Psyllium com 200ml de água.
– Para garantir que não te faltarão nutrientes, ingira uma cápsula de multivitamínico (Centrum) todos os dias.
– Beba 2 litros de água por dia pois a grande quantidade de proteínas da dieta podem sobrecarregar seus rins e fígado e a hidratação constante é essencial.

O que esperar da Fase de Indução?
Durante os primeiros dias de dieta você sentirá muita falta de açúcar e cafeína, já que essas substâncias demoram de 3 a 7 dias para sair de nosso organismo.

Durante esse período é normal ter dores de cabeça, problemas estomacais, canseira e cãibras musculares. Depois de passado esse período sua energia aumentará e você terá disposição como nunca.

Quando a perda de peso, dá pra emagrecer até 5 quilos por semana. Tudo dependerá do seu metabolismo e de quantos quilos você realmente tem que perder.

Agora é só começar a dieta e acompanhar os resultados.
Na semana que vem postarei meus primeiros resultados e as informações referentes a Fase 2 da dieta.

Boa sorte!!!

2 Responses to “ATKINS, minha dieta para 2012!”

  1. thiagaorj June 5, 2012 at 10:18 pm #

    Olá, eu estou fazendo a dieta a 2 dias e surgiram algumas dúvidas (peço sua ajuda):
    Sobre a bebida alcoolica, pesquisando encontrei a informação que vodka e whisk não contem carboidrato, assim como a soda – http://emedix.uol.com.br/dia/ali014_1f_clubesoda.phphttp://www.nutritotal.com.br/tabelas/files/105–TabelaBebidasAlcoolicas.pdf – então tomar soda com vodka não prejudica a dieta ok?
    E como eu malho, tomo o jack3d sempre antes de malhar, é proibido?

    • supershape June 6, 2012 at 2:37 pm #

      Olá Thiago,

      Realmente a Vodka e o Whisk não contém carbos e teoricamente vc poderia ingeri-los durante uma dieta sem carbos.
      Na Dieta Metabólica, por exemplo, que tbm é uma dieta com baixíssima ingestão de carbos, essas bebidas estão liberadas.

      Entretanto, a dieta Atkins não recomenda a ingestão de álcool nenhum, não pelo fato de ter carbos ou não e sim porque a bebida retarda o processo de emagrecimento.
      Isso ocorre pq o corpo deixará de queimar a gordura para se concentrar na queima do álcool. Ou seja: quando vc consome bebidas alcoólicas, seu corpo deixa de queimar gordura até que todo o álcool ingerido seja consumido pelo seu organismo.

      Além disso, as bebidas alcoólicas não te trarão nenhum benefício alimentar (são “calorias vazias”), podem prejudicar sua performance nas atividades físicas e, pra completar, causar irritação gástrica, o que pode te levar a comer mais para amenizar os efeitos do processo irritativo.

      Mas se você realmente gosta de tomar umas assim como eu, beba uma tacinha de vinho nos fins de semana.
      Apesar do vinho ter carbos, ele é considerado a bebida alcoólica menos prejudicial para a dieta. Inclusive no livro do Dr. Atkins o vinho é permitido após a fase de Indução (ou seja: após 2 semanas do início da dieta). Mas sempre em baixas quantidades, claro!

      Espero ter ajudado!

      Abs,
      Supershape

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