7 Motivos para incluir o Óleo de Coco na sua dieta

7 Jul

Quem diria! Aquele que já foi visto com maus olhos pelas pessoas, acusado de engordar e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, hoje é considerado por muitos nutricionistas um dos melhores alimentos funcionais disponíveis no mercado.

Quer entender o porquê disso?

Então leia abaixo os 7 principais motivos que fazem desse alimento um “hit” entre as pessoas que prezam pela saúde e boa forma:

***

1)É mais saudável para cozinhar que qualquer outro óleo de origem vegetal:
As gorduras saturadas do coco conseguem ser resistentes e estáveis à altas temperaturas (como as utilizadas no preparo de alimentos). Já as gorduras poliinsaturadas, como as presentes no próprio azeite de oliva, são sensíveis ao calor e acabam se tornando nocivas à saúde no final do cozimento.

2)Ajuda a fortalecer o sistema imunológico:
O óleo de coco possui ácido láurico que é utilizado pelo corpo para produzir a monolaurina, que tem ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária.

3)Possui ação antioxidante:
Graças a grande quantidade de vitamina E que apresenta, colabora para a diminuição na produção de radicais livres.

4)Ajuda na dieta:
O óleo de coco é rico em triglicerídeos da cadeia média (ácidos graxos de fácil digestão) que não se depositam no corpo em forma de gordura. Ao invés disso, geram energia para a prática de atividades físicas. Essa propriedade, aliada à capacidade que a gordura de coco tem de estimular a glândula tireóide, aumenta o metabolismo basal e ajuda a perder peso com mais facilidade.

Além disso, aumenta a saciedade e controla a compulsão alimentar. Ao contrário dos óleos poliinsaturados que dificultam a entrada da insulina e nutrientes nas células, a gordura do coco abre as membranas das células permitindo que os níveis de glicose e insulina se normalizem. Dessa forma ele ajuda na redução da compulsão por carboidratos, principalmente os doces.

5)Controla o colesterol:
É capaz de elevar os níveis de HDL (conhecido como “bom colesterol”) e além disso funciona como um potente limpador para as artérias.

6)Ajuda no trânsito intestinal:
Os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais, tanto nos casos de prisão de ventre como nas diarréias. Novamente, graças ao ácido láurico, que ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o equilíbrio da flora intestinal.

7)É uma delícia!!!
Experimente passar no pão, utilizar no preparo de vitaminas ou mesmo para o preparo de pratos mais elaborados. Vai muito bem com peixe e no preparo de sobremesas.

Mas atenção: se você não tem o costume de consumir o óleo, comece com pequenas doses diárias e vá aumentando até chegar à 2 colheres de sopa ao dia. Se consumido em grandes proporções o óleo de coco pode causar diarréias e enjoo, então é melhor incorporar o alimento pouco-a-pouco na sua dieta.

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