Suplementos Alimentares: Creatina

13 Jun

CREATINA:

A creatina é um suplemento que proporciona força e grande ganho de massa muscular em pouco tempo.
Ela ajuda a introduzir a água nas células musculares, dando-lhes volume. Os músculos ficam “inchados” e este processo ajuda na síntese de proteína.
Ela é naturalmente produzida por nosso organismo (cerca de 2 g todos os dias) e se você não é um atleta ou malha com certa intensidade, não precisa fazer uso complementar da mesma por meio de suplementos.

Efeitos Colaterais:

Alguns efeitos colaterais são atribuídos à creatina, entre eles: náusea, diarréia, desconforto estomacal e tontura. Os efeitos causados pelo uso prolongado da creatina ainda são desconhecidos, mas toda literatura a respeito, inclusive dos fabricantes de suplementos alimentares, deixa claro que o excesso de creatina poderá exigir um trabalho aumentado dos rins e do fígado, devendo o atleta estar sempre acompanhado de profissionais de saúde e nutrição para monitorar suas funções do organismo.

Precauções:

Para não correr o risco de fazer mal uso desse suplemento aqui vão as dicas:
– Não utilize se não praticar atividade física intensa,
– Siga as orientações na bula do produto e não estenda seu uso por vários meses. O ideal é tomar um mês sim, um mês não.
– Tome bastante líquidos durante os períodos de uso, o que ajudará no bom funcionamento dos rins e fígado.

Dúvidas mais freqüentes sobre a Creatina:

1) Creatina engorda?
A creatina faz com que seu corpo retenha liquido nos músculos, por isso a idéia de que a creatina engorda. Agora se a creatina engorda realmente, ai vai depender do seu ponto de vista, se pra você ganhar peso é engordar, sim a creatina engorda, mas se pra você engordar é ganhar gordura corporal, ai a creatina não engorda, pois, esse ganho de peso corresponde ao liquido contido nos músculos, então mesmo que você pare de malhar o maximo que pode ocorrer é seus músculos murcharem um pouco devido a perda do liquido, mas em questão de gordura não há nenhum aumento significativo.

Pode acontecer de alguém dizer que tomou creatina e engordou depois que parou de malhar, mas nesse caso, a culpa não seria do suplemento e sim da dieta que essa pessoa está levando.

2) As mulheres podem tomar creatina?
Sim, podem.
Se o intuito é ganho de volume muscular, as mulheres podem sim tirar proveito desse suplemento.
Entretanto é recomendável que as mulheres ingiram produtos desenvolvidos especificamente para elas e que não ultrapassem 3-5 gramas diárias, que é menos do que um homem poderia consumir. Isso porque o corpo masculino tem níveis mais baixos de creatina do que o das mulheres.
Vale informar que as mulheres que fazem uso da creatina costumam relatar certa incontinência urinária durante o período menstrual e que as grávidas ou em fase de amamentação devem passar longe dela.

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