Treino em Circuito é muito bom!!!

28 Jan

Quem quer secar, manter uma boa musculatura e de quebra não ter que ir todos os dias na academia??? Pra você que pensou “Eu!”, aqui vai a dica: treino em Circuito.
Extremamente divertido e menos cansativo que as rotinas típicas de musculação e aeróbicas, o treino em circuito ajuda no condicionamento físico geral, no fortalecimento dos músculos e de quebra queima muitas calorias.

Mas o que é o treino em Circuito?

Nesse tipo de treino o atleta seleciona uma seqüência de exercícios de musculação e/ou aeróbicos que serão executados um a um com pouca ou nenhuma interrupção entre elas (tempo de repuso).

São muitas as variações disponíveis e o atleta pode facilmente focar o trabalho nos objetivos desejados. Basta conjugar a intensidade, a carga, as repetições e o intervalo entre elas para se atingir um resultado específico.

Normalmente os circuitos são formados por 6 a 15 exercícios, também chamadas de Estações, podendo ser feita de uma a quatro voltas. As intensidades e os grupos musculares trabalhados devem estar intercalados, evitando que a fadiga chegue muito rápido.

Este treino é um dos mais eficazes em termos de aumento do metabolismo basal, ou seja, ele faz com que seu corpo continue queimando calorias mesmo em repouso. Tudo isso porque o treino é bastante intenso e o tempo de descanso é reduzido, fazendo com que o ritmo cardíaco se mantenha elevado.

Montando um treino em circuito:

Para montar seu treino em circuito você precisará seguir os seguintes passos:
1) Definir seus objetivos: está mais preocupada com o emagrecimento ou com a definição? Que partes do seu corpo são problemáticas e devem ser mais trabalhadas?
2) Escolher os exercícios: faça uma lista dos exercícios que devem estar no seu circuito.
3) Montar o circuito: estabelecendo a ordem dos exercícios, número de repetições, cargas e números de voltas no circuito. Ao montar o circuito é essencial ter em mente que as estações devem estar próximas umas das outras, evitando que você perca tempo na mudança de exercício.

Exemplo de treino para trabalho corporal completo:

(Para fazer 2-3 vezes na semana, em dias intercalados)

Aquecimento: Corrida leve à moderada: 10 minutos
1. Abdominal Supra
2. Supino Reto
3. Agachamento com carga
4. Remada Horizontal
5. Corrida moderada na esteira – 3 minutos
6. Abdominal infra
7. Subida de Banco (Step)
8. Puxada por trás
9. Extensão de joelhos
10. Corrida moderada na esteira – 3 minutos
11. Abdominal obliquos
12. Rosca Tríceps
13. Elevação de Perna
14. Rosca Bíceps
15. Remada Alta
16. Corrida leve a moderada – 3 minutos

Ao terminar, voltar ao exercício 1 e repetir tudo de novo. O número de voltas dependerá do tempo que o atleta dispõe e da carga utilizada nas estações. Sugiro 3 voltas com 8 a 12 repetições para cada exercício.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: