Dieta Metabólica (Parte I)

13 Jan

A dieta que seca!

Atendendo a pedidos, um em especial de uma carioca muito querida que ama dieta e malhação assim como eu, iniciarei uma série de 3 posts sobre a ainda pouco difundida Dieta Metabólica, uma dieta de consumo super restrito de carboidratos onde o principal objetivo é detonar as gordurinhas com perda mínima de massa magra.

Desenvolvida por Mauro Di Pasquale, a Dieta Metabólica tem como objetivo promover uma mudança em nosso metabolismo, fazendo com que o corpo passe a utilizar as gorduras como fonte primária de energia.

Para que essa mudança seja possível o consumo de carboidratos deve ser mínimo já que sem eles nosso corpo é obrigado a retirar energia de outra fonte, nesse caso da gordura num processo chamado de Cetose.

Entendendo a Cetose:

A cetose é um estágio metabólico onde o fígado converte a gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos, que podem ser usados pelo corpo como energia.

A cetose acontece quando não há mais carboidratos no organismo e e este passa a utilizar os depósitos de gordura como fonte energética.

O corpo requer cerca de 50 gramas de carboidratos por dia para não entrar em cetose, ou seja, apenas 200 calorias (um grama de carboidrato = 4 calorias) ou o equivalente 4 fatias de abacaxi.

As fases da dieta metabólica:

Embasamento – 12 dias
Carboidrato: Máximo 30g
Proteína: 30% a 40%
Gordura: 50% a 60%

Normalmente a transição de metabolismo ocorre após 2 dias de privação do carboidrato, mas o autor da dieta sugere que se faça uma fase inicial de 12 dias com limitação extrema de carbos, chamada pelo autor de “fase rígida ou de embasamento”.

Nessa fase o autor sugere que seja consumida exatamente a quantidade de calorias diárias que está acostumado. Uma redução ou aumento na quantidade de calorias totais deve ser feita após os 12 dias, com o metabolismo já adaptado.

Esta fase é uma fase de teste, onde você deverá observar como seu organismo funciona com a privação quase total de carboidratos. Baseado nessa observação você poderá fazer ajustes, aumentando ou diminuindo ainda mais a ingestão de carboidratos.

Sugere-se começar esta fase inicial na segunda-feira, para que ela tenha o 12º dia na sexta-feira da outra semana, e então pode-se iniciar a primeira carga de carboidratos no sábado.

Carga de Carboidratos – 2 dias
Carboidrato: 35% a 55%
Proteínas: 15% a 30%
Gorduras: 25% a 40%

O que você estará fazendo agora é basicamente aumentar os níveis de insulina e repor as reservas de glicogênio, consumindo grandes quantidades de carboidrato.

A fase de carga de carboidratos pode durar menos de 2 dias, vai depender de cada organismo.

Muitas pessoas preferem fazer apenas 1 dia de carga pois sentem que começam a engordar a partir do segundo dia. O jeito é fazer o teste: inicie a carga e quando começar a sentir-se inchado é hora de parar.

Nunca ultrapasse o limite de 48hs na fase de carga de carboidratos ou seu corpo deixará de ser uma máquina de queimar gorduras e voltará à sua configuração inicial.

Ciclo metabólico 5-2

Após a fase inicial de 12 dias e a primeira carga de carboidratos, começa o ciclo 5-2.

São 5 dias de baixo carboidrato e 2 dias de alto carboidrato. Os 5 dias de baixo carboidrato são iguais à fase inicial, e os 2 dias de alto carboidratos é como está descrito acima (carga de carboidratos).

Nessa fase você poderá começar a fazer mudanças nas calorias ingeridas de acordo com seu objetivo (emagrecer ou crescer).

Saiba mais:

Acompanhe os próximos posts para conhecer a minha experiência com essa dieta (sim, eu testei!), algumas opções de menus e também os possíveis efeitos colaterais causados pelo processo de Cetose.

Enquanto isso deixo aqui algumas referencias de onde é possível encontrar outros dados sobre a dieta:

Fóruns de malhação:
www.npng.com.br
www.hipertrofia.org
Site oficial do autor: http://www.metabolicdiet.com/
Livro: “A Solução Anabólica para Fisiculturistas”, de Mauro Di Pasquale

One Response to “Dieta Metabólica (Parte I)”

  1. Alan Guimarães March 19, 2013 at 1:04 am #

    Galera, sei que não tem muito haver com a matéria, mas eu comprei um produto no site America Supps (www.americasupps.com.br) tem dois dias e não chegou ainda.
    Alguém ai já comprou lá? Sabe se é confiável?

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